SOBRE O ITEGO

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO
O Itego Aguinaldo de Campos Netto, antigo CEPAC, passou a compor a Rede Itego em 2015, por meio da Lei nº18.931/2015. O objetivo da instituição é atuar com inovação focando em cursos técnicos e tecnológicos.
O Itego possui uma área total de 22.273 m² e uma área construída de 3.061 m² em pleno funcionamento, além de 509 m² recém-construídos, contendo modernos laboratórios de Química, Microbiologia e Informática.
A presença estratégica do Itego no Distrito Míneroindustrial de Catalão, endereço de várias empresas dos mais variados portes, incluindo as multinacionais John Deere e Mitsubishi, possibilita ao Itego formar parcerias e oferecer experiências únicas aos alunos de diferentes cursos da instituição.
Além de atender a população local, o Itego Aguinaldo de Campos Netto oferece cursos em regiões próximas através de COTECs (Colégio Tecnológico) e Salas de Extensão, em cidades como: Ipameri, Ouvidor, Três Ranchos, Davinópolis, Goiandira, Pires do Rio e Caldas Novas.

MISSÃO
Promover a educação profissional e tecnológica pública de qualidade e gratuita, mediante a oferta de cursos e serviços articulados com as demandas socioprodutivas local e regional, tendo em vista a formação de profissionais críticos, éticos e empreendedores, capazes de exercer, com eficiência e eficácia, sua atividade profissional, contribuindo assim, para o fomento da empregabilidade e da consequente inclusão social e produtiva de seus alunos.

VALORES
Ter comprometimento, transparência, ética profissional, excelência em qualidade, inovação, responsabilidade socioambiental, credibilidade, integridade e valorização pessoal.

VISÃO DE FUTURO
A perspectiva de constituir-se numa Instituição pública de referência na promoção e oferta da educação profissional e tecnológica. Agregar conhecimentos, visando melhoria contínua nos processos internos, na qualidade dos serviços e no relacionamento com o mercado.

PRINCÍPIOS
O Itego Aguinaldo de Campos Netto desenvolverá suas ações educativas em conformidade com a legislação vigente, com seu projeto político-pedagógico e com os respectivos planos de cursos, tendo como princípios os exarados na Resolução CNE CEB nº 06 de 20/09/12:

  1. relação e articulação entre a formação desenvolvida no Ensino Médio e a Educação Profissional, visando à formação integral do estudante;
  2. respeito aos valores estéticos, políticos e éticos da educação nacional, na perspectiva do desenvolvimento para a vida social e profissional;
  3. trabalho como princípio educativo;
  4. pesquisa como princípio pedagógico;
  5. indissociabilidade entre educação e prática social;
  6. indissociabilidade entre teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem;
  7. indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, no caso de curso superior;
  8. interdisciplinaridade assegurada no currículo e na prática pedagógica;
  9. contextualização, flexibilidade e interdisciplinaridade na utilização de estratégias educacionais favoráveis à compreensão de significados e à integração entre a teoria e a vivência da prática profissional;
  10. articulação com o desenvolvimento socioeconômico-ambiental dos territórios onde os cursos ocorrem;
  11. reconhecimento dos sujeitos e suas diversidades;
  12. reconhecimento das identidades de gênero e étnico-raciais;
  13. reconhecimento das diversidades das formas de produção, dos processos de trabalho e das culturas a eles subjacentes, as quais estabelecem novos paradigmas;
  14. autonomia da instituição educacional na concepção, elaboração, execução, avaliação e revisão do seu projeto político-pedagógico;
  15. flexibilidade na construção de itinerários formativos diversificados e atualizados;
  16. identidade dos perfis profissionais de conclusão de curso, que contemplem conhecimentos, competências e saberes profissionais requeridos pela natureza do trabalho, pelo desenvolvimento tecnológico e pelas demandas sociais, econômicas e ambientais;
  17. respeito ao princípio constitucional e legal do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.

E de acordo com a Resolução CEE/PELNO Nº04, de 29 de maio de 2015, artigo 4º temos como modalidade da Educação Básica e da Educação Superior, a Educação Profissional Técnica e Tecnológica que possibilita a construção de diferentes itinerários formativos, e abrange os seguintes cursos e programas:

  1. Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional;
  2. Educação profissional Técnica de Nível Médio;
  3. Educação Profissional Tecnológica de Graduação e Pós-Graduação.

Os cursos de Qualificação Profissional e Formação Inicial e Continuada dos trabalhadores, destinam-se a jovens e adultos e são oferecidos segundo itinerários formativos, desenvolvidos nos ambientes escolares e de trabalho e independem de autorização do Sistema Educativo do Estado de Goiás.
Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio compõem o nível básico da Educação Brasileira, e são destinados a estudantes matriculados no Ensino Médio, ou dele egressos, com o objetivo de proporcionar habilitação profissional técnica, qualificação profissional técnica, especialização profissional técnica, segundo perfil profissional de conclusão.
Os cursos de Educação Profissional Tecnológica compõem o nível superior da Educação Brasileira, e podem ser de graduação, quando destinados a egressos do ensino médio e os cursos de pós-graduação quando destinados aos portadores de diploma de graduação, focados em áreas específicas de aplicação tecnológica e cientifica, obedecendo a regulamentação específica.

INSTITUCIONAL
O ITEGO AGUINALDO DE CAMPOS NETTO, implantado em conformidade com o Programa de Reforma e Expansão as Educação Profissional através do convênio nº 137/01 – PROEP/FNDE/MEC, e criada com a Lei nº. 18.931, de 08 de julho de 2015, é uma Instituição de Ensino de Educação Profissional, mantida pelo Poder Público Estadual, jurisdicionado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação – SED, inscrita sob o CNPJ do Conselho Diretor 10.528.600/0001-80, localizado no Distrito Minero industrial de Catalão – DIMIC – Eixo Principal, Quadra 2 – área 37 – Catalão/Goiás à aproximadamente 07 km do centro da cidade, com infraestrutura favorável e privilegiada composta de 17 salas de aulas em funcionamento, 01 laboratório de Química, 01 laboratório de Microbiologia, 01 sala de Vidraria e Reagentes, 01 laboratório de Geologia, 01 laboratório de Hardware, 04 laboratórios de Informática, 01 auditório com capacidade para 99 lugares, 01 cantina, ampla biblioteca e completa estrutura administrativa, com capacidade física para atender aproximadamente 2000 mil alunos nos três turnos de efetivo funcionamento e um salão que será implantado um laboratório de Soldagem/Metal Mecânica.