SOBRE O ITEGO

Itego em Artes Labibe Faiad – Catalão

O Itego em Artes Labibe Faiad foi criado e denominado como Instituto Tecnológico do Estado de Goiás, por meio da Lei nº 18.931/2015, compondo a Rede Itego, com atuação nas áreas de Produção Cultural e Design (Música, Dança, Teatro e Artes), cursos técnicos e tecnológicos, transferência de tecnologia e prestação de serviços de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica – DIT.  A unidade também possui um Arranjo Produtivo Local (APL) de Confecção. O Itego está localizado na Rua Dona Josefina, nº 01, no bairro Nossa Senhora de Fátima, em Catalão.

O Itego possui estrutura física composta de salas de aulas, esplanada, área de alimentação, laboratórios e espaços administrativos, além de um mini- auditório com capacidade para 111 lugares e um anfiteatro com capacidade para 417 lugares.

Labibe Faiad

Natural de Catalão, Labibe Faiad nasceu em 1º de outubro de 1922, filha do casal Nasr Faiad e Nagiba Mattar Faiad. Seus pais emigraram para o Brasil em 1919, vindos de Kafaraca, no Líbano. Em Catalão, Labibe iniciou seus estudos no Colégio Nossa Senhora Mãe de Deus, onde também aprendeu datilografia, piano, violino, economia doméstica e trabalhos manuais. De Catalão transferiu-se para São Paulo, ingressando na escola Mackenzie e aí concluindo os cursos de contabilidade e de taquigrafia.

De volta a Catalão, assumiu a direção do negócio dos pais, que abrangia comércio em geral, máquina de beneficiar arroz e a empresa de força e luz Alfredo Faiad e Irmãos. À noite, Labibe ministrava aulas, tendo sido professora, por muitos anos, na Escola Técnica de Comércio e no Colégio São Bernardino de Siena.

Com a construção do Hospital Nasr Faiad em 1957, iniciativa de seu pai, Dona Labiba, como todos a conheciam, dedicou a maior parte de sua vida a esse centro de saúde, tendo sido sua única diretora administrativa nos primeiros 40 anos da sua existência. Graças ao seu dinamismo, o pequeno hospital transformou-se em um dos maiores e mais bem equipados hospitais do Estado de Goiás. Labibe Faiad faleceu em 6 de fevereiro de 1997, aos 74 anos de idade.

Missão

Promover a educação profissional pública de qualidade, por meio da oferta de cursos e serviços de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, articulada com as demandas sociais e do setor produtivo local e regional, bem como fomentar o empreendedorismo, a inovação, a empregabilidade e a inclusão social.

Visão

Ser uma instituição reconhecida como Centro de Excelência em sua área de atuação, Educação Profissional e serviços de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica.