SOBRE O ITEGO

HISTÓRICO DA INSTITUIÇÃO
O Itego em Artes Labibe Faiad foi criado e denominado como Instituto Tecnológico do Estado de Goiás, por meio da Lei nº 18.931/2015, compondo a Rede Itego, com atuação nas áreas de Produção Cultural e Design (Música, Dança, Teatro e Artes), cursos técnicos e tecnológicos, transferência de tecnologia e prestação de serviços de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica – DIT. A unidade também possui um Arranjo Produtivo Local (APL) de Confecção. O Itego está localizado na Rua Dona Josefina, nº 01, no bairro Nossa Senhora de Fátima, em Catalão.
O Itego possui estrutura física composta de salas de aulas, esplanada, área de alimentação, laboratórios e espaços administrativos, além de um mini- auditório com capacidade para 111 lugares e um anfiteatro com capacidade para 417 lugares.

Labibe Faiad
Natural de Catalão, Labibe Faiad nasceu em 1º de outubro de 1922, filha do casal Nasr Faiad e Nagiba Mattar Faiad. Seus pais emigraram para o Brasil em 1919, vindos de Kafaraca, no Líbano. Em Catalão, Labibe iniciou seus estudos no Colégio Nossa Senhora Mãe de Deus, onde também aprendeu datilografia, piano, violino, economia doméstica e trabalhos manuais. De Catalão transferiu-se para São Paulo, ingressando na escola Mackenzie e aí concluindo os cursos de contabilidade e de taquigrafia.
De volta a Catalão, assumiu a direção do negócio dos pais, que abrangia comércio em geral, máquina de beneficiar arroz e a empresa de força e luz Alfredo Faiad e Irmãos. À noite, Labibe ministrava aulas, tendo sido professora, por muitos anos, na Escola Técnica de Comércio e no Colégio São Bernardino de Siena.
Com a construção do Hospital Nasr Faiad em 1957, iniciativa de seu pai, Dona Labiba, como todos a conheciam, dedicou a maior parte de sua vida a esse centro de saúde, tendo sido sua única diretora administrativa nos primeiros 40 anos da sua existência. Graças ao seu dinamismo, o pequeno hospital transformou-se em um dos maiores e mais bem equipados hospitais do Estado de Goiás. Labibe Faiad faleceu em 6 de fevereiro de 1997, aos 74 anos de idade.

MISSÃO
Promover a educação profissional e tecnológica pública de qualidade e gratuita, mediante a oferta de cursos e serviços articulados com as demandas socioprodutivas local e regional, tendo em vista a formação de profissionais críticos, éticos e empreendedores, capazes de exercer, com eficiência e eficácia, sua atividade profissional, contribuindo assim, para o fomento da empregabilidade e da consequente inclusão social e produtiva de seus alunos.

VALORES
Ter comprometimento, transparência, ética profissional, excelência em qualidade, inovação, responsabilidade socioambiental, credibilidade, integridade e valorização pessoal.

VISÃO DE FUTURO
A perspectiva de constituir-se numa Instituição pública de referência na promoção e oferta da educação profissional e tecnológica. Agregar conhecimentos, visando melhoria contínua nos processos internos, na qualidade dos serviços e no relacionamento com o mercado.

PRINCÍPIOS
O Itego Aguinaldo de Campos Netto desenvolverá suas ações educativas em conformidade com a legislação vigente, com seu projeto político-pedagógico e com os respectivos planos de cursos, tendo como princípios os exarados na Resolução CNE CEB nº 06 de 20/09/12:

  1. relação e articulação entre a formação desenvolvida no Ensino Médio e a Educação Profissional, visando à formação integral do estudante;
  2. respeito aos valores estéticos, políticos e éticos da educação nacional, na perspectiva do desenvolvimento para a vida social e profissional;
  3. trabalho como princípio educativo;
  4. pesquisa como princípio pedagógico;
  5. indissociabilidade entre educação e prática social;
  6. indissociabilidade entre teoria e prática no processo de ensino-aprendizagem;
  7. indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, no caso de curso superior;
  8. interdisciplinaridade assegurada no currículo e na prática pedagógica;
  9. contextualização, flexibilidade e interdisciplinaridade na utilização de estratégias educacionais favoráveis à compreensão de significados e à integração entre a teoria e a vivência da prática profissional;
  10. articulação com o desenvolvimento socioeconômico-ambiental dos territórios onde os cursos ocorrem;
  11. reconhecimento dos sujeitos e suas diversidades;
  12. reconhecimento das identidades de gênero e étnico-raciais;
  13. reconhecimento das diversidades das formas de produção, dos processos de trabalho e das culturas a eles subjacentes, as quais estabelecem novos paradigmas;
  14. autonomia da instituição educacional na concepção, elaboração, execução, avaliação e revisão do seu projeto político-pedagógico;
  15. flexibilidade na construção de itinerários formativos diversificados e atualizados;
  16. identidade dos perfis profissionais de conclusão de curso, que contemplem conhecimentos, competências e saberes profissionais requeridos pela natureza do trabalho, pelo desenvolvimento tecnológico e pelas demandas sociais, econômicas e ambientais;
  17. respeito ao princípio constitucional e legal do pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.

E de acordo com a Resolução CEE/PELNO Nº04, de 29 de maio de 2015, artigo 4º temos como modalidade da Educação Básica e da Educação Superior, a Educação Profissional Técnica e Tecnológica que possibilita a construção de diferentes itinerários formativos, e abrange os seguintes cursos e programas:

  1. Formação Inicial e Continuada ou Qualificação Profissional;
  2. Educação profissional Técnica de Nível Médio;
  3. Educação Profissional Tecnológica de Graduação e Pós-Graduação.

Os cursos de Qualificação Profissional e Formação Inicial e Continuada dos trabalhadores, destinam-se a jovens e adultos e são oferecidos segundo itinerários formativos, desenvolvidos nos ambientes escolares e de trabalho e independem de autorização do Sistema Educativo do Estado de Goiás.
Os cursos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio compõem o nível básico da Educação Brasileira, e são destinados a estudantes matriculados no Ensino Médio, ou dele egressos, com o objetivo de proporcionar habilitação profissional técnica, qualificação profissional técnica, especialização profissional técnica, segundo perfil profissional de conclusão.
Os cursos de Educação Profissional Tecnológica compõem o nível superior da Educação Brasileira, e podem ser de graduação, quando destinados a egressos do ensino médio e os cursos de pós-graduação quando destinados aos portadores de diploma de graduação, focados em áreas específicas de aplicação tecnológica e cientifica, obedecendo a regulamentação específica.