O que é REANP?

PERGUNTAS E RESPOSTAS

 

O que é REANP ?

R.: É o Regime Especial de Aulas Não Presenciais – REANP e se destina à oferta de cursos presenciais, enquanto perdurar o risco de contágio e de disseminação da COVID-19. A Resolução CEE/CP, N. 15/2020, prevê vigência do REANP para até 19 de dezembro de 2020.

Consiste no desenvolvimento do ensino e da aprendizagem por meios digitais, indicando a necessidade de se manter e reforçar a interação do professor com os alunos e entre os alunos, mediante recursos de tecnologias, socializando o conhecimento, as experiências e didatizando situações concretas.

 

Como funciona ?

R.: O REANP é uma oportunidade de aprendizagem e adaptação coletiva, de acordo com o momento que vivemos: tolerância em relação ao que é possível fazer e de motivação aos estudantes para que continuem a aprender.

O professor estará à disposição dos alunos da turma, no horário regular de aulas, conforme prevê o Edital de Seleção de Alunos.

O aluno deve acessar o ambiente virtual e participar das atividades do curso. Quando ele acessa esse ambiente (Plataforma Moodle), sua frequência à aula é registrada.

As atividades pedagógicas são enriquecidas por meio de: WhatsApp, Google Meet, Zoom.us, e-mail, conforme Resolução 02/2020, de 17 de março de 2020, que dispõe sobre o Regime Especial de Aulas não Presenciais no Sistema Educativo do Estado de Goiás, como medida preventiva à disseminação do COVID-19.

 

Como serão as aulas?

R.: Como as aulas serão ministradas em Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem – AVEA, www.ead.go.gov.br, e completadas por salas de aula   WhatsApp, Google Meet, Zoom, as aulas criam ambiente interativo. O professor cria e adota aula web e pode pedir ao aluno que faça o mesmo com as atividades indicadas pelo professor e/ou sugeridas pelos alunos. O aluno filma suas atividades, envia ao professor que as socializa com a turma.

Nesse ambiente, são adotadas: aulas gravadas, aulas online mediadas por tecnologias, atividades e tarefas por WhatsApp, apostilas e outros materiais impressos, projetos de pesquisa, aulas pelo rádio e televisão, dentre outras tantas opções.

O professor cria e adota aula web e pode pedir ao aluno que faça o mesmo com as atividades indicadas pelo professor e/ou sugeridas pelos alunos. O aluno filma suas atividades, envia ao professor que as socializa com a turma.

Assim, os alunos devem desenvolver as atividades, participar de fóruns, chats, dentre outras atividades, durante o horário de aulas previsto para o curso presencial, conforme descrito em Edital de Processo Seletivo.

 

O que é preciso para acompanhar as aulas e tirar dúvidas?

R.: Acesso à internet, por meio de celular ou computador que lhe permita acessar o Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem – AVEA , www.ead.go.gov.br, que estará disponibilizado conforme horário marcado  para as aulas do curso escolhido no ato de inscrição/matrícula.

 

Como será medida a frequência?

R.: A frequência será medida através do acesso de login ao Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem – AVEA, www.ead.go.gov.br. Frequência mínima de 75%.

 

Será emitido certificado? Ele terá a mesma validade dos cursos presenciais?

R.: Para ter direito ao certificado de conclusão de curso tem a mesma validade dos cursos presenciais e o aluno deverá satisfazer as condições:

  1. Demonstrar domínio de competências e habilidades previstas na matriz curricular;
  2. Participar, obrigatoriamente, de eventos acadêmicos, como espaço para realizar as atividades avaliativas satisfatoriamente. O resultado da avaliação é expresso por meio do conceito “Apto”, o que corresponde ao domínio das habilidades a serem desenvolvidas ao longo do curso. As habilidades são aquelas solicitadas pelo mundo do trabalho e previstas no Plano Pedagógico do Curso.